Mapas mentais constituem uma técnica que contribui para o funcionamento do cérebro e faz com que ele atinja um maior rendimento por meio da estimulação do pensamento e do uso de imagem, símbolos, cores e palavras.
Como surgiu os mapas mentais na minha vida.
Desde pequeno, sempre tive o habito de criar imagens riscos e anotações com setas, asteriscos e pequenas imagens. Esse foi um dos métodos que sempre estudei. Não imaginava que isso se tratava de mapas mentais mas me ajudava muito a lembrar alguma coisa rapidamente dando apenas uma espiada no papel.
Para mim a melhor aplicabilidade foi nas apresentações de trabalhos de escola e faculdade porque nesses momentos não podemos ficar procurando frases no meio de textos. Precisamos de muita agilidade, um simples olhar na folha já me remetia o que precisava falar e quais os tópicos relacionados.
Atualmente já realizei apresentações com públicos de até 100 pessoas, e é assim que consigo controlar o tempo, não sair do foco, falar com sentido e principalmente não tremer na base.
Recomendo a todos que utilizem esse método, principalmente as pessoas que são muito visuais. Hoje em dia existem diversos artigos na Internet e alguns livros.
O Livro: Aprender com Mapas Mentais
Editora: Madras
Autor: A. ONTORIA & A.DE LUQUE & J.P.R. GOMEZ
Esse livro eu li, e iniciei a partir dai, mas confeso que é um pouco vago quando não se sabe nada do assunto.
Conheça mais informações neste site: http://www.mapasmentais.com.br/info/faq_mm.asp
Hoje em dia são realizadas palestras em empresas e escolas de sua utilização, e suas facilidades.
Eu Recomendo!
0 comentários:
Postar um comentário